segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Blender 2.50 com estilo!

Salve pessoal. Tudo em paz?

Notei que o Blender 2.50 tá dando o que falar. Então, mais um adendo a essa bolha é a build do Blender 2.50 com o branch do Freestyle que saiu no graphicall.org ontem (dia 6 de dezembro). Para quem não conhece, o Freestyle é um dos projetos do GSoC 2008 (Google Summer of Codes), que (ainda) não entrou na build oficial do Blender.

O Freestyle visa ser o renderizador NPR line-drawing padrão do Blender. "Nome bonito, mas pra que serve?". Traduzindo, é um renderizador não-fotorealístico com ênfase no desenho de linhas. Trocando em miúdos, ele renderiza sua cena de forma não-realística podendo dar um estilo diferente de desenho à sua cena. Se ainda não entendeu dê uma olhada no exemplo abaixo.

Como dá pra notar, o modo de desenho das linhas e os resultados de shader são diferentes do que normalmente se obtém com o renderizador interno do Blender ou outro renderizador fotorealístico. Com esse tipo de coisa dá pra fazer desenhos animados, cartoon, desenhos de rascunho, desenhos técnicos, entre várias outros.

"Então, como podemos chegar num resultado desse?". Os chamados "módulos de estilo" são scripts python interpretados pelo Freestyle, que, sua vez, sobrepõe a renderização comum com a combinação de estilos carregados.

Se você tem experiência com python e quer criar seu próprio estilo, veja a documentação do Freestyle e mãos na massa. Caso não queira ter o trabalho de programar, utilize os diversos estilos que já vem com a build ou procure por outros estilos já prontos.

Para utilizar o Freestyle verifique se você tem instalado o Python 3.1.x. Pra usar o Freestyle nessa build do 2.50 basta acionar a opção "Freestyle" nos grupos de "Post Processing" e "Layers", e carregar os estilos que você quer. Verifique as imagens abaixo que você se encontra.















Abaixo, alguns links úteis pra vocês fuçarem mais sobre o assunto.

http://freestyle.sourceforge.net/ - Site oficial do Freestyle pra maiores informações e documentação
http://maximecurioni.com/gsoc2008/ - Blog do projeto
http://nakeytasblog.blogspot.com/ - Blog do Nakeyta, autor da imagem usada aqui como exemplo
http://www.geocities.jp/blenderyard/ - Site do T.K. com link para alguns vídeos e uns tutoriais bem bacanas de utilização do Blender com Freestyle (é só considerar a interface do 2.50 ao invés da do 2.49)

Então é isso. Abraço blenderiano a todos.

--
Arnaldo Barreto Vila Nova
http://barretovilanova.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário